quarta-feira, 4 de junho de 2014

Funções e Gráficos interessantes

Durante nossa vida escolar e acadêmica nos deparamos com diversos tipos de gráficos e funções que temos que aprender pra passar em provas ou vestibulares. Com certeza poucos terão vistos estes que reuni abaixo e que dificilmente alguém encontraria por aí.


CARTA DE SMITH

É um tipo de gráfico criado no tempo em que começaram a ser utilizados os Radares em larga escala e que serve para calcular características de linhas de transmissão tais como Impedância, Transmissão e Reflexão de ondas, entre outros parâmetros.

GRÁFICO DA FUNÇÃO TETA

As funções teta são funções especiais de múltiplas variáveis complexas. São importantes em diversas áreas, incluindo as teorias de variedades abelianas e espaço de moduli, e das formas quadráticas. Também são aplicadas na teoria do sóliton. Quando generalizada na álgebra de Grassmann, elas também aparecem na teoria quântica de campo, mas especificamente na teoria de cordas e D-branas.


GRÁFICO DA FUNÇÃO ZETA DE RIEMANN

A função zeta de Riemann é uma função especial de variável complexa, definida para


ROSÁCEAS E CARDIÓIDES

Equações muito utilizadas no estudo de coordenadas polares.



GRÁFICO DA FUNÇÃO X^X

Pra finalizar, essa que é uma das funções mais simples, mas ao mesmo tempo chega a ser complexa, estranha e curiosa na minha opinião, a f(x) = x^x é facilmente desenhada no primeiro quadrante utilizando os valores positivos. Ao utilizar valores negativos, somente o Wolframalpha conseguiu desenhar, e ainda sim foi só uma aproximação, nada de exato o desenho abaixo. Fora que ela não admite raízes e não existe integral definida. Só através de integração numérica é possível encontrar valores para ela, mas ainda assim aproximados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário